1º de Maio – Dia da Literatura Brasileira

Hoje é Dia do Trabalho, porém também é dia Dia da Literatura Brasileira, você sabia?

O data foi escolhida em homenagem ao escritor José de Alencar, que nasceu no dia 1º de maio de 1829. Foi o primeiro autor a escrever livros que retratavam o Brasil de forma realista, o sertão e a vida indígena eram seus temas prediletos.

Mas claro que o dia de hoje se estende a todos os grandes escritores que fizeram parte de todas as épocas e estilos literários brasileiros como o Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e o Neo – Realismo.

E você sabia que em 1896 um grupo de escritores liderados por Machado de Assis se reuniam com a intenção de valorizar a nossa literatura?

Sim! Foi assim que nasceu a Academia Brasileira de Letras em 1897.

E eu te pergunto, você sabe quem são os escritores que compõem a Academia? Confesso, que antes de iniciar uma pesquisa mais aprofundada para este post eu tinha apenas uma vaga ideia.

Nos últimos anos pesquisas realizadas indicam que tem aumentado o número de leitores e que o perfil do atual leitor está um pouco mais profundo. Porém, o quanto o leitor brasileiro conhece a sua própria literatura?

Não, não é um post de julgamento, afinal eu mesma reconheço que sei muito pouco sobre a nossa própria literatura. Não leio muitos escritores nacionais, mas tenho buscado conhecer autores independentes dos quais tenho gostado bastante, mas a literatura mesmo, aquela reconhecida eu sou bem ignorante. Li apenas o que foi necessário na época do vestibular.

E reconhecendo todo o meu desconhecimento outro fato me assustou quando buscava informações na Academia Brasileira de Letras. Praticamente não há mulheres! Onde estão as escritoras brasileiras?

Em 120 anos apenas 08 mulheres foram eleitas. E são elas:

É um número muito insignificante… Será que em 120 anos de Academia não existiu ótimas autoras?

Que tal usar o dia de hoje para pensar neste cenário literário?

Que tal se propor a conhecer melhor a nossa literatura e principalmente, conhecer as mulheres que foram negligenciadas pela história?

Bora começar?

Posts Recomendados

Deixe um Comentário