Descubra os motivos para iniciar o hábito de leitura com Harry Potter

Tenho 30 anos e acredito que todas as pessoas da minha geração cresceu com os livros e filmes do bruxinho mais querido do universo, Harry Potter. Ok, se você não pegou essa fase por ser mais velho ou mais novo do que eu, com este post você vai entender o por quê do sucesso dessa série maravilhosa.

Poster de Rony, Harry e Hermione

Eu já tinha 14 anos quando conheci a série, portanto minhas chances de receber uma carta de Hogwarts já tinham se esgotado ~ decepção literária da vida ~, mas mesmo assim me apaixonei de cara pelo universo criado por J. K. Rowling.

O primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado no Reino Unido em 1997 e só chegou ao Brasil no ano 2000, mas o “boom” aconteceu no ano seguinte com o lançamento do filme de mesmo nome.  A febre foi mundial e algo fantástico aconteceu: surgiram milhares de novos leitores.

Uma pesquisa do Kids and Family Reading Report (Relatório da leitura infantil e familiar) e da editora americana da série, Scholastic, revelou que 51% dos leitores de Harry Potter com idade entre 5 e 17 anos disseram que não liam livros por diversão antes de começarem a ler Harry Potter, e que agora o fazem. O estudo relatou ainda que, de acordo com 65% dos filhos e 76% dos pais, o desempenho escolar das as crianças melhorou desde que começaram a ler a série. – Fonte Wikipédia.

E no Brasil não foi diferente…

Pedro Bandeira fez um comentário positivo do livro para a revista Veja em 2014: “O livro merece o sucesso mundial que obteve. Não será diferente no Brasil. Nós, autores brasileiros de literatura para jovens, devemos dar a mão à palmatória: a senhora Rowling conhece o caminho das pedras.” – Fonte Wikipédia.

A série conta a história de um bruxinho que perdeu os pais, foi criado pela família que não tinha poderes mágicos e aos 11 anos descobriu quem era de fato, um bruxo. Entrou para a escola de magia, Hogwarts, e desde então se depara sempre com o vilão Valdemort. Durante toda a história você imagina que ele não dará conta de todos os desafios que lhe são apresentados, afinal ele é apenas uma criança, mas sempre acompanhado de seus amigos ele mostra que é muito mais forte do que imaginamos.

5 motivos para iniciar o hábito de leitura com Harry Potter

#1 – Narrativa

J.K. Rowling foi rejeitada por oito editoras até ser publicada pela editora Bloomsbury. As negativas eram pelo fato dos livros serem muito longos e até então as crianças não tinham o hábito de ler livros com mais de 100 páginas. Porém, a narrativa leve e ao mesmo tempo rica em detalhes faz a leitura fluir de forma natural. A linguagem utilizada é perfeita para crianças de 09 anos e encanta jovens e adultos ao mesmo tempo.

#2 – O universo mágico

A autora criou um mundo completo e repleto de regras se baseando em diversas mitologias e conseguiu ser coerente. Nenhum detalhe parece estar fora de lugar ou sendo forçado. Há um governo, leis, políticos, imprensa, escolas, banco e criaturas fantásticas que convivem de forma natural e fantástica. É um universo maravilhoso!

#3 – A magia não é o foco

Muitas pessoas acreditam que o livro se baseia na magia, em feitiços, isso não é verdade. O livro trata de amizade, de perda, de desafios e principalmente, da natureza humana. Afinal, dentro de cada um há luz e trevas, não é? Ninguém é somente bom ou mau e nem sempre o bem vai vencer as batalhas.

#4 – O herói não vence as batalhas sozinho

Harry não é ninguém sozinho e isso fica claro desde o primeiro livro. Em todos os desafios e batalhas Harry sempre contou com a ajuda dos amigos, mesmo na batalha final ele conta com a presença dos “fantasmas” dos que morreram durante a jornada. Acredito que seja uma das lições mais importantes da série.

#5 – Metáforas incríveis

J.K. Rowling usa e abusa de metáforas de forma super natural. Há golpes de estado, há o vilão que quer dominar o mundo com os que acreditam ser de “raça pura”. Outro exemplo são os elfos domésticos com trabalho escravo.

Harry Potter encantou a minha geração por ser uma criança órfã que encontrou nos amigos a força para seguir em frente e vencer os seus desafios pessoais. Em cada livro notamos o seu crescimento, amadurecimento e até a perda de sua inocência.

O bruxinho nos ensinou que a vida é muito melhor quando estamos acompanhados e que todo mundo tem um passado, por isso é melhor não tirar conclusões precipitadas de algumas atitudes.

Ensinou que é importante se responsabilizar pelos seus atos, mas que é bom pedir ajuda quando nos atrapalhamos. Mostrou que família nem sempre é formada por pessoas que tem o seu sangue. E que a família sempre está pronta para te ajudar.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Sinopse: Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Sinopse: Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, o herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e um grande e perigosos desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranquilidade dos membros de Hogwarts.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sinopse: As aulas estão de volta à Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Mais uma vez suas férias na rua dos Alfeneiros foi triste e solitária. Com muita ação, humor e magia, ‘Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban’ traz de volta o gigante atrapalhado Rúbeo Hagrid, o sábio diretor Alvo Dumbledore, a exigente professora de transformação Minerva MacGonagall e o novo mestre Lupin, que guarda grandes surpresas para Harry.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Sinopse: Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo torneio em que os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência – amor, amizade, aceitação e rejeição.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Sinopse: Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranha família no mundo dos ‘trouxas’. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que assassinou seus pais. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Sinopse: Harry Potter e o enigma do príncipe’ dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto em que o livro anterior parou – o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que ‘sugam’ a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e ao mesmo tempo apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica. Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito – o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo dos bruxos. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período. Apesar de tudo isso, Harry e os amigos são adolescentes típicos – dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Sinopse: Harry Potter e as relíquias da morte’, de J.K. Rowling, é o sétimo e último livro da série. Voldemorte está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, que serão úteis na batalha do bem contra o mal.

*Sinopses: Livraria Cultura

A série Harry Potter marcou a minha adolescência e com certeza vai me acompanhar por toda a vida. Você já experimentou? Como a série te marcou?Qual o sabor tem para você?

Comenta aí!

COMIDINHA: PRA MIM A SÉRIE TEM GOSTO DE CERVEJA AMANTEIGADA!

Posts Recomendados

Deixe um Comentário